Transferência de Tecnologia
A Propriedade Intelectual protege seus ativos intangíveis que são aqueles bens que você não pode ver ou tocar, mas que constituem um diferencial competitivo frente ao seu mercado concorrencial.
Patentes, Software, Direitos Autorais, enfim, esses são exemplos de ativos intangíveis. Lembre-se que, em determinadas situações, o licenciamento desses ativos traz várias vantagens estratégicas.
É aí que a transferência de tecnologia aparece como uma solução para que estas negociações sejam realizadas da forma mais segura possível para os envolvidos, ocorrendo a transferência do conhecimento científico e tecnológico, conferindo credibilidade e validade perante terceiros.
A transferência de tecnologia é importante, pois por meio dela, mais pessoas, empresas ou governos conseguem ter acesso às tecnologias e conhecimentos específicos, proporcionando com isso uma maior difusão de saberes e trazendo mais desenvolvimento.
Além do mais, a transferência de tecnologia traz uma vantagem muito importante para o seu titular: a proteção dos seus ativos e para quem recebe, há a possibilidade de obter lucros com a implantação de determinada atividade ou serviço.
No Brasil a transferência de tecnologia deve ser averbada junto ao INPI, que é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, proporcionando ainda mais confiabilidade para o procedimento.
A realização da transferência de tecnologia
É importante que, na hora de realizar essa transferência, você possa contar com todos os conhecimentos e os recursos necessários. Diante disso, nós podemos auxilia-lo através dos nossos serviços.
Atuamos há mais de 15 anos no segmento de Propriedade Intelectual. Para isso, contamos com profissionais altamente qualificados e especializados no assunto, tratando a sua marca e invento com total segurança.
Em se tratando de transferência de tecnologia, atuamos com vários tipos de abordagem, inclusive nos casos em que há cooperação de tecnologia, de forma a fomentar e viabilizar a inovação aberta, definindo em quais termos esta transferência ocorrerá.
Alguns tipos de contratos relacionados à transferência de tecnologia:
Licença de Uso de Marca
Consiste no procedimento em que o titular cede o uso da sua marca a um terceiro, permitindo que este a explore por meio da comercialização de produtos ou serviços.
Cessão de Marca
Esse processo ocorre quando a marca é transferida de forma permanente de um titular para outro.
Licença de Exploração de Patentes
A patente pode possuir perfis distintos. Ela pode ser Patente de Invenção ou Modelo de Utilidade. O pedido de patente é o recurso para proteger uma invenção, criando uma proteção legal sobre ela, viabilizando sua exploração comercial.
A licença de exploração de patentes consiste em contratos que possuem o objetivo de autorizar a exploração por terceiros do objeto da patente, regularmente depositada ou concedida no país, identificando o direito de Propriedade Industrial.
A transferência de tecnologia protege a negociação dos seus ativos intangíveis
Para garantir que a transferência de tecnologia seja feita da forma correta e de acordo com o que exige a legislação, entre em contato com os nossos especialistas.
A Oliveira Belo atua na área há mais de uma década e temos a experiência necessária, os profissionais e os conhecimentos adequados para assessora-lo no processo de transferência de tecnologia e outros serviços que envolvam a Propriedade Intelectual.