Patente Internacional
A obtenção de uma Patente é o procedimento essencial para a obtenção da proteção e segurança do titular de uma determinada invenção.
Em determinados casos e conforme sua estratégia comercial é necessário solicitar a proteção de uma invenção em solo estrangeiro, de modo que em situações como esta, dispomos de equipe especializada para atende-lo.
Atuamos há mais de quatorze anos no mercado de Propriedade Intelectual auxiliando empreendedores a proteger seu invento e explora-lo comercialmente.
Patente Internacional via CUP
É possível contar com duas maneiras de requerer a proteção de uma invenção em outros países. Uma delas seria por meio do Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT) e a outra forma seria via Convenção da União de Paris (CUP).
A convenção da União de Paris (CUP), foi o primeiro acordo internacional relativo à Propriedade Industrial assinado em 1883.
Hoje em dia, a CUP conta com vários países signatários, sendo um deles o Brasil. De uma forma geral, a Convenção da União de Paris assegura ao inventor a possibilidade de depositar uma patente em um dos países signatários.
Para isso, a contar da data do depósito do primeiro pedido, o inventor tem até 12 meses para depositar a patente em qualquer um dos outros países que fazem parte do acordo.
Contudo, é pertinente salientar ainda que a CUP confere autonomia para que cada um dos países delibere sobre as exigências formais e técnicas que serão realizadas para o deferimento do pedido de patente no seu território.
Patente Internacional via PCT
O PCT, por sua vez, consiste em um tratado multilateral que viabiliza o requerimento da proteção da patente de uma invenção em mais de um país, ao mesmo tempo.
Esse requerimento pode ser realizado diante do depósito de uma única solicitação internacional de patente.
O PCT é gerenciado pela OMPI/WIPO (Organização Mundial da Propriedade Intelectual) e conta com vários países signatários, entre eles o Brasil.
O intuito desse acordo é facilitar a proteção das invenções quando a mesma for solicitada em vários países. Um pedido por meio do PCT pode ser apresentado por qualquer pessoa que resida em um dos países integrante do Tratado.
Ainda que esse Tratado não assegure uma patente internacional, ele facilita os trâmites de depósito. Além do mais, com o depósito via PCT, o inventor tem 30 meses após a data de prioridade para determinar em quais países pretende efetuar o depósito.
Orientação e acompanhamento profissional sobre Depósito de Patente Internacional
Diante da importância e complexidade do depósito de uma patente internacional, nos dispomos a auxiliar você e sua empresa na proteção de seus direitos de forma segura e eficiente.
Nosso objetivo é assegurar a qualidade de nossos serviços, tratando a sua invenção como nosso bem mais valioso. Portanto, para saber mais sobre o depósito de Patente Internacional e de outros serviços referente à Propriedade Intelectual, entre em contato com a gente.