Franquias
O investimento em Franquias representa uma excelente oportunidade de retorno financeiro nos dias de hoje.
Por meio deste modelo de negócio, é possível trabalhar com alguma marca já conhecida do público, bom suporte para empreender, técnicas comerciais já validadas, previsibilidade de retorno financeiro e boas chances de expansão.
Basicamente, a franquia consiste na expansão estratégica de negócios que estão obtendo considerável êxito, em que o franqueador transmite o conhecimento adquirido com o gerenciamento da empresa para os franqueados, que devem seguir a administração da empresa conforme a padronização do franqueador.
De modo geral, uma franquia pode ser criada nos modelos convencionais, no formato de loja física; no entanto, diante dos atuais avanços da tecnologia e ferramentas digitais, a franquia pode ser também no formato on-line, conferindo ainda mais vantagens.
A Lei das Franquias
Assim como qualquer negócio, os modelos de franquias também são regidos por leis específicas que organizam e disciplinam esse tipo de empreendimento.
Por esta razão, existem contratos em que o franqueado pode usar marcas e outros elementos de Propriedade Intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços.
Os contratos também se referem ao direito de uso de métodos, sistemas de implantação e gerenciamento do negócio e outros elementos importantes relacionados ao franqueado ou seus empregados.
Além disso, é importante destacar que antes de assinado o contrato de Franquia ou ainda antes do pagamento de qualquer taxa pelo franqueado, é necessário apresentar a Circular de Oferta de Franquia (COF).
Este documento deve ser entregue com uma antecedência mínima de dez dias. O principal objetivo da COF é transmitir todas as informações necessárias ao candidato, permitindo que o negócio seja concretizado com a devida ciência de todas as regras e condições.
Entre os direitos e deveres de quem atua ou quer atuar com uma franquia, está o direito do franqueado em contar com o suporte do franqueador, ter autonomia sobre as contratações de funcionários e receber a COF dentro do período estabelecido.
Entre alguns deveres, está o de cumprir o acordado na COF, assegurar informações à franqueadora acerca do andamento do negócio, efetuar o pagamento das taxas, dos custos e despesas da unidade.
Fique por dentro das atualizações da Lei de Franquias através da Oliveira Belo
Não há dúvidas de que o investimento em uma franquia, seja ela física ou digital, representa uma série de oportunidades. Porém, é importante ficar a par das regras que regulam esse tipo de iniciativa.
Ao fazer isso, vale contar com quem entende do assunto, especialmente nos temas que envolvem a Propriedade Intelectual.
A Oliveira Belo atua há mais de 15 anos neste mercado e para isso, contamos com profissionais qualificados e especializados no tema e temos plenas condições de orientar você tanto no enquadramento do seu negócio em um modelo de franquia, através da análise de franqueabilidade, quanto em auxiliá-lo a encontrar uma franquia compatível com suas condições de investimento e afinidade com a atividade comercial.